Os fatos específicos que filhos adultos de narcisistas precisam de saber lidar

dr-mcdermott

Um fato muito importante para filhos adultos de narcisistas é que, podem nem sequer reconhecer que um ou ambos os pais são narcisistas! Normalmente, sentem que houve algo de errado com a sua infância, ou que os seus pais foram diferentes de alguma forma, mas podem realmente não reconhecer os seus pais pelo que foram ou são.

Isto coloca-os em grande desvantagem porque até eles entendem narcisismo e o controle da mente, of filhos adultos podem ter grandes dificuldades na vida sem saberem porquê. Dificuldades como se sentirem inferiores aos outros apesar de suas realizações, sacrificarem as suas necessidades para servirem os outros e até mesmo sentirem-se culpados como adultos por ‘desobedecerem’ os seus pais, às vezes até muito tempo depois dos pais estarem mortos!

Se os filhos adultos não desfizeram deliberadamente a manipulação que sofreram nas mãos dos seus pais, filhos adultos de narcisistas têm ideias e crenças tão profundamente enraizadas que nem sequer consideram questionar estas ideias. Irei descrever algumas destas ideias e crenças mais tarde, mas primeiro, vamos considerar a identidade.

Personalidades sub-desenvolvidas

Os pais narcisistas não permitem que os seus filhos desenvolvam as suas próprias personalidades. As crianças podem ser criadas para serem uma fonte de alimento narcisista, ou podem ser quase totalmente ignoradas. De qualquer forma não recebem o amor, carinho e confiança que as crianças necessitam para se tornarem adultos independentes e amorosos.
Sempre que uma criança começa a tomar as suas próprias decisões, ou a expressar os seus próprios desejos, elas são moldadas ou manipuladas pelo progenitor narcisista para o seu benefício pessoal. A criança pode ainda ser punida por se atrever a ser ela mesma.

Muitas vezes, os limites nem são permitidos se desenvolverem entre a criança e o progenitor narcisista. O narcisista trata a criança como uma extensão de si mesmo, como resultado a criança, sem saber mais alguma coisa, nunca aprende a ser completamente separada dos outros. As crianças, então desta forma, têm que considerar os efeitos das suas palavras e ações sobre o progenitor narcisista antes de falarem ou agirem.
Isto resulta nos filhos dos narcisistas ficarem super sensíveis ao humor dos outros, sempre cuidando dos outros em detrimento de si mesmos, sendo incapazes de partilhar coisas íntimas com um parceiro, indo contra os desejos de um parceiro para não incomodarem o progenitor, acreditando que têm de obedecer aos outros para serem amados, sempre tentando agradar os outros , sendo o pacificador durante argumentos e assim por diante.

Relacionamentos mais abusivos

O fato triste é que muitos filhos adultos de narcisistas acabam em relações abusivas. Os narcisistas e psicopatas estão constantemente à procura de novas vítimas e estes conseguem detetar uma personalidade vulnerável e danificada a uma milha de distância.

Os filhos adultos muitas vezes vão procurar parceiros que são semelhantes aos seus pais, também. Afinal, isto é o que eles aprenderam e o qual se sentem confortáveis. Filhos adultos de narcisistas não são diferentes e se não aprenderem sobre narcisismo, pensam que isto é como é a vida. Nem sequer acreditam que podem ser felizes nesta vida, mas que o seu dever é servir e cuidar de outros.

Dependência

Os narcisistas mantêm seus filhos muito dependentes. Mas vai muito além do normal da dependência da infância onde a criança é dependente do pai para ter calor, comida, abrigo, etc.

Uma mãe narcisista frequentemente mantém os seus filhos ingênuos e crédulos, dizendo-lhes que o mundo é perigoso e reforçando constantemente (em formas subtis e não tão subtis) que a criança nunca se poderá gerenciar no mundo sozinha.

E muitas vezes vai ainda mais fundo do que isso. As crianças aprendem que se o progenitor estiver de bom humor, então está certo elas ficarem também. Se estiverem de mau humor, a criança se sente ruim também (mas obviamente por motivos diferentes!). A criança acaba dependendo do progenitor narcisista para saber se está bem… ou não.

E porque existem tão poucos limites entre os pais e os filhos, as crianças podem até depender do progenitor para saberem quem elas são. A combinação de elogios e críticas de um progenitor manipulador aumenta ainda mais esta dependência.

”És um burro!”, ”És um inútil!”, ”Não vales nada!”
Estas expressões ditas com raiva e com a intenção de magoar, seguidas de uma súbita mudança de humor e um fluxo de palavras projetadas para aplacar e fazer a criança se sentir bem, criam e mantêm esta dependência. E as crianças de narcisistas mesmo em adultas continuam a responder da mesma forma a este padrão.

Adicionando a tudo isto o medo do abandono, que pode ser deliberadamente evocado pelo narcisista cruel e implacável, não é de admirar que os filhos de narcisistas não têm uma personalidade própria bem desenvolvida!

Tomar decisões

Filhos de narcisistas não tomam as suas próprias decisões, mesmo quando pensam que estão a fazê-lo. O processo de pensamento foi de tal forma persuadido, empurrado, manipulado e às vezes até espancado que o progenitor narcisista quer.

Filhos adultos de narcisistas podem achar mais fácil que os outros tomem as decisões por eles. Afinal de contas, a sobrevivência na infância muitas vezes dependeu disso. Se os filhos adultos não tomarem medidas para remediar esta situação, podem parecer de fora que são fracos ou que ”não tem uma mente própria”.

Isto pode ser a explicação porque as pessoas em relações abusivas ou aquelas em seitas religiosas, na verdade querem que outros os comandem e tomem as decisões por eles. Isto, claro, é simplesmente uma outra forma de culpar a vítima.

Medo e culpa

Medo e culpa são as duas grandes emoções usadas nas técnicas de controle da mente para dominar e manipular os outros. Os narcisistas não são estranhos a este fato, mesmo que não usem esta terminologia exata.

Filhos adultos de narcisistas muitas vezes são hipervigilantes e atentos ao humor dos outros, como já observamos. Isto é baseado no medo, mesmo que não considerem como medo. É apenas um estado normal para eles!
Mas, a verdade e que estão vivendo num estado de estresse crônico que cobra o seu preço ao longo do tempo.

A culpa

Os narcisistas normalmente culpam os outros por tudo. Nada nunca é culpa deles e a responsabilidade é um conceito que não lhes pertence. Os seus filhos, portanto, aprendem que vão ter a culpa por tudo.

Isto permanece até os filhos do narcisistas ficarem adultos de muitas maneiras.

Uma forma particularmente insidiosa (e auto destrutiva e perpetuada) é a ideia de que os filhos do narcisistas precisam de trabalhar a se perdoarem por terem abandonado o seu verdadeiro eu como criança, para tolerar o abuso por tanto tempo etc.

Em primeiro lugar, a criança não abandonou o seu verdadeiro ‘’eu’’. O adulto nunca o permitiu desenvolver. Em segundo lugar, as crianças não tomam decisões tão cedo na vida. Em terceiro lugar, a criança não estava ciente do que estava a acontecer para ser capaz de fazer tais escolhas.
E em quarto lugar e o mais importante de todos, quando se trata de controle da mente, o manipulador é o culpado. A culpa nunca é da vítima.

Os filhos dos narcisistas, frequentemente, levam algum tempo para entenderem e integrarem esta ideia, mas fica mais fácil quando há um bom entendimento de narcisismo e controle da mente.
E é muito importante compreender isto! As vítimas de narcisistas não são culpadas de nada.
Não é culpa delas que foram enganadas, abusadas, trapaceadas, atraiçoadas, manipuladas, exploradas, mentidas e decepcionadas. Elas não têm que ser apontadas. Não é culpa delas!.

É um enorme alívio para os filhos de narcisistas apreciarem esta ideia, e é uma parte importante do seu processo de recuperação. Muitas vezes demoram algum tempo para realmente incorporarem isto, mas vale a pena o esforço.

As emoções

Os filhos do narcisistas geralmente não são permitidos expressarem as suas emoções livremente. Isto pode levar a todos os tipos de problemas: explosões emocionais, a sensação de estar sobrecarregado, raiva ou ódio subjacente, incapacidade de expressar emoções nas relações íntimas e assim por diante.

Aprender que é bom e, até mesmo desejável, compartilhar o que está sentindo é um grande passo para desfazer os danos causados por pais narcisistas.

”Rivalidade”

Concorrência entre irmãos é muitas vezes usada por pais narcisistas, para controlar e dominar a família. Uma criança é manipulada a ficar do lado do progenitor narcisista e pode até mesmo ser usada para punir os outros irmãos.
Lembrem-se que nenhum dos irmãos está em falta. Eles literalmente foram manipulados pelo progenitor narcisistas para agirem assim.
Muitas vezes o ”escolhido” fica do lado do progenitor narcisista, defendendo-lo e repreendendo o ‘bode expiatório’.

O bode expiatório é o que mais provável reconhece que há um problema e o mais propenso a procurar ajuda.

Surge a pergunta que muitas vezes recebo sobre se os filhos de pais narcisistas que entendem o que aconteceu devem tentar educar os outros sobre a verdadeira a natureza do progenitor narcisista. Isto é provavelmente melhor considerado numa decisão pessoal individual, que o tem de fazer por si mesmo.

Mantenho o contato, ou não?

Os filhos adultos de narcisistas que percebem que os seus pais são narcisistas, frequentemente tomam a decisão de não terem mais contato com eles. Isto pode parecer muito duro para aqueles que não entendem de narcisismo, mas faz muito sentido quando se considera que aqueles com narcisismo maligno não mudam, e mais contato com eles simplesmente lhes dá a oportunidade de continuarem a manipular e abusar dos seus filhos.

Ajuda profissional

Descobrir a sua identidade verdadeira, como lidar com as mudanças de convicções profundas, aprender a expressar as emoções livremente, desenvolver uma perspectiva muito diferente dos pais e o mundo em geral… filhos adultos de narcisistas têm um monte de trabalho às costas a fim de estabelecerem um nível de normalidade nas suas vidas.

Ajuda profissional é inestimável. Um especialista que entende de narcisismo e controle da mente pode diminuir anos de esforço, bem como ajudá-lo a evitar as armadilhas inerentes da recuperação.

Claro que é possível fazê-lo sozinho, mas lembre-se, pensar que o pode fazer sozinho também pode ser o resultado da dominação do progenitor narcisista, projetado para mantê-lo isolado e longe das pessoas que realmente podem ajudá-lo.

Dr. David Mc Dermott

Texto original: The specific issues that adult children of narcissists need to deal with

Traduzido e adaptado por Elsa Morais

Anúncios

Sobre elsamorais

Apoio e validação para filhos e filhas adultos de mães com transtorno de personalidade narcisista.
Esta entrada foi publicada em Filhos de narcisistas, Terapia. ligação permanente.

Uma resposta a Os fatos específicos que filhos adultos de narcisistas precisam de saber lidar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s